sábado, 3 de dezembro de 2011

filosofia barata

Tenho uma ideia fixa mas não consigo saber como começar esse texto. Queria falar sobre amor e apego, mas não sei o que dizer. Sempre achei que amor e apego andavam sempre juntos, entrelaçados, até que me disseram que o amor poderia ficar aqui, mas o apego não, eu tinha que 'deixar você ir'. Mas como fazer isso te amando? Me disseram que o amor fica mais puro depois da morte, porque não tem mais egoismo. Será que é verdade? Eu tenho pensado muito nisso, e não chego a nenhuma conclusão. Apego é a mesma coisa que saudade? Quer dizer, eu sinto uma saudade imensa de você a cada segundo, isso quer dizer que o apego não foi embora? Eu não entendo muito dessas coisas de amor, de espiritualidade, de apego e egoísmo, a única coisa que eu tenho certeza absoluta é que esse amor que eu sinto é pra além da vida. Eu fecho os olhos e tento imaginar você aqui, falo com você e tento ouvir sua reposta, abraço suas roupas pensando em você. Eu te amo sem precisar de nada em troca, sem necessidade de receber nada, acho que isso é o que queriam dizer, quando disseram que esse é o amor mais puro: no começo você quer receber de volta tudo aquilo que dá, depois só ter certeza do amor é o suficiente, você deixa de ser egoísta, só ama. Queria que você estivesse aqui, mas sei que não posso desejar isso, pedir isso, pensar isso, isso machuca você, e não te deixa ser feliz aí, então eu penso no quanto te amo, e no quanto quero você bem, quanto preciso que você fique bem, e se eu tiver a certeza de que está tudo bem com você, então tudo bem, eu fico bem também, e eu acho que isso é o apego indo embora. Mas o amor fica. E a saudade? A saudade tornou-se uma lembrança, que as vezes é linda, me faz sorrir e olhar pra frente com vontade de continuar; e às vezes é mais do que dolorosa, e ela se transforma em lágrimas grossas e tristes, me tranco num casulo até ter certeza de que posso continuar, mas o amor fica. E não é que tinham razão? O apego, o egoísmo, a necessidade vão embora, e só sobra o amor, o mais puro do mundo. Acho que amor é isso, é não precisar de fogo pra continuar, ele já é tão forte que cresce sem alimento, sem esforço. E ele cresce lindo, mesmo sem esperança, sem alegrias, sem futuro nem presente, o amor continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário